terça-feira, 1 de setembro de 2015

As tão temidas estrias - como prevenir e como tratar

Olá amigas e amigos!! Hoje vou tratar de um mal que invadiu a humanidade.. kkkkkkk.. 
As tão temidas estrias. As estrias, diferente da fibro edema ginóide (celulite), pode atingir homens e mulheres, não só as mulheres. 
A maior causa das estrias é o famoso "efeito-sanfona" a pessoa é magra e acaba tendo um ganho de peso exacerbado, também temos problemas hormonais, gravidez, crescimento rápido, excesso de exercícios, ressecamento da pele e uso de medicamento a base de corticoides.
As estrias nada mais é do que um rompimento das fibras elásticas situadas na camada mais profunda da pele. Podem ser comparadas a cicatrizes e geralmente são paralelas e simétricas.
Os lugares mais comuns onde as estrias podem aparecer são nos flancos, culotes, glúteo, abdomem, costas, mamas e coxas.
As estrias são classificadas de duas maneiras. As nacaradas ou brancas, que já houve um rompimento total da das fibras elásticas, nestas o tratamento só pode atingir até 80% de eficacia, pois o tecido ali já está "morto".
Também temos a segunda classificação, conhecida como rosadas ou vermelhas. Estas ainda não houve rompimento total da fibra colágena, ainda ha presença de produção de colágeno e elastina, nesta, o tratamento pode trazer um resultado 100%, se o paciente colaborar com o tratamento. 


Antes que ela apareça, há meios de prevenir. Como por exemplo tomar no minimo 2 litros de água por dia, manter a pele sempre hidratada, evitar ganhos excessivos de peso, manter uma rotina de exercícios, se estiver durante a gravidez, manter a pele hidratada e ficar de olho no peso, evitar cigarros e roupas apertadas (isso mesmo meninas, nada de calças quase costuradas no corpo kkkkkk), os sutiens devem estar de acordo com o número certo e o mais importante, ter uma boa alimentação, evitar frituras, refrigerantes, gorduras trans (mas não precisa ser radical, é só não se exceder kkk).

ÁCIDOS

Os tratamentos mais utilizados são a base de ácidos, mas devemos tomar muito cuidado com os ácidos, pois o uso indevido pode levar ao aparecimento de manchas e dar um efeito rebote no corpo também.
Os ácidos mais utilizados e mais eficazes é o retinoico, o málico pois este é indicado para renovação celular, ácido lático também pode ser associado em tratamentos, pois este possui um grande "poder" de hidratação cutânea (pele).
Lembrando que os tratamentos a base de ácidos são feitos por profissionais dentro de cabine, somente esteticistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e biomédicos.

ELETROTERAPIA

No tratamento das estrias também temos o uso de aparelhos, que na verdade são os mais eficazes e de resultado mais rápido.
Como carro chefe dos tratamentos temos o eletrolifiting ou striat, este aparelho consiste em uma agulha que serve para lesionar as estrias, com isso ocorrerá um processo inflamatório no local, "recrutando" fibras elásticas e de colágeno para o local da estria, ocasionando assim um processo de cicatrização no local. O tratamento leva em torno de 1 hora por sessão e já se pode ver resultado a partir da primeira sessão. Em média se faz de 5 a 10 sessões dependendo do grau da estria apresentada.
O tratamento pode ser feito com "furinhos" no interior da estria ou riscos em seu interior, está última é a mais utilizada e a mais eficaz.

   
Tenho um resultado real de estrias tratadas a base do aparelho de striat. As estrias eram profundas e já apresentava grau de flacidez. A causa do aparecimento foi gravidez, e a paciente já a tinha por 26 anos. Foram realizadas apenas 2 sessões e o tratamento foi interrompido, mas teve um resultado muito satisfatório. 
Em minha estética este é o tratamento que mais utilizo.



Um novo tratamento que vem ganhando o mercado estético, é o microagulhamento (dermaroller). Este tratamento consiste em um rolo com 540 agulhas com tamanhos de 0,5 a 3,5 mm. 
Na região onde se apresenta a estria é feito um asterisco rolando o rolo em cima de um principio ativo próprio para tratamento de estrias. 
O tratamento é feito a cada 20 dias no minimo. 


Os princípios ativos combinados com o tratamento são vários, como por exemplo o DMAE, fator de crescimento, colágeno, vitamina C e silício orgânico.
Todos somente ministrado por profissionais.

Um outro tratamento é a carboxiterapia, mas como não tenho conhecimento da técnica não posso explicar os detalhes. 
Mas é um tratamento muito eficaz, ministrado por fisioterapeutas, farmacêuticos e biomédicos, pois consiste em um tratamento invasivo.

Então meninas e meninos, não se esqueçam de sempre hidratar a pele, não se exceder nos exercícios e cuidar do peso sempre, para que essas tão temidas inimigas não venham aparecer em nosso corpo.

Um beijinho
Alyne
Téc. em estética


Nenhum comentário:

Postar um comentário